quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Perda auditiva: a maior barreira para ouvir bem é o preconceito

Eu sofro preconceito desde quando entendo de gente,eu tenho pequena perda auditiva, mas eu ouço ainda e graças a Deus. Bom, não há acepção de pessoas com a cor de pele, religião, aparência, política e etc. Mas, o caso de pessoas que possui deficiência, eu acho que barreiras são bem maiores e muitos lugares não estão preparado para receber pessoas que possui alguma deficiência. No entanto, já sofri discriminação na escola, ambiente de trabalho e outros lugares no meio social, durante em toda minha vida. Eu comecei a perceber que as pessoas na qual me dava bem ou eu tinha afinidade eram pessoas de caráter, inteligentes e de personalidades forte, pessoas que possuem coração bom. Quando, eu fui observando mais, percebi que pessoas são pessoas que podem mudar, podem ser pessoas boas de alguma forma e até mesmo aprendem com elas como muita gente já aprendeu comigo, e também aprendi com elas. Por isso como sempre falo, o caráter sempre é transformado quem sofre de algum tipo de preconceito ou discriminação de certas formas. Lembrando que os direitos da pessoas com deficiências diz : “As pessoas deficientes têm o direito inerente de respeito por sua dignidade humana. As pessoas deficientes, qualquer que seja a origem, natureza e gravidade de suas deficiências, têm os mesmos direitos fundamentais que seus concidadãos da mesma idade, o que implica, antes de tudo, o direito de desfrutar de uma vida decente, tão normal e plena quanto possível.” - (Resolução ONU N° 2.542/1975, item três).
Enfrentei todo o tipo de rejeição, preconceito e discriminação pelo fato de eu ser simples especial ou seja pela pequena perda auditiva, alguns rejeitam até ideia de não aceitar pelo fato de possuir esse pequeno detalhe de ser excelente em domínio em informática e outras habilidades, tanto que pessoa nunca investe em mim. Na universidade, eu tinha uma amiga mais inteligente da sala, a única que me aceitou, ela mostrou que sou capaz de muita coisa e até mesmo eu duvidava, e percebi que ela abriu meus olhos que sou mesmo capaz de alguma coisa, é lógico que lembro que sou limitada, mas eu vejo até onde vai. No trabalho, eu já tive experiência que levou alguns anos para pessoa acreditar no meu potencial, tanto que ela me incentivou trabalhar na qual pensei que não era capaz, mas investiu, me ensinou muito e outros lugares já me desprezaram, não viram meu potencial, não deram chance de conhecer meu trabalho. Enfim, cada lugar e ambiente onde se vive sempre vai ser novidades em conhecer pessoas de caráter boas ou duvidosas e inclusive até mesmo para quem sofre com isso. Por exemplo, eu poderia ser uma pessoa má, pelo fato de ter sofrido psicologicamente em tantos constrangimentos, mas não deixei levar por isso. Pois sei que quem sofre de violência de toda espécie ou calúnias, poderá ser transformado pessoas de bem ou não...isso vai da cabeça de cada individuo, mas eu creio que pessoas que tem Deus no coração, se transforma em pessoas do bem. Eu posso ser alvo fácil de calúnias, invejas e "pisada". Por eu ser uma pessoa que possui deficiência auditiva muito bem cuidada, inteligente, formada, educada e bem tratada. Tá certo não sou perfeita, mas tenho Jesus que é mais que perfeito de todo universo.
Louvado seja Deus :)
Patrícia Farias

Nenhum comentário: