sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Profissão x ministério

1- O profissional de relações públicas num ministério de Cristo

“Porque somos criação de Deus realizadas em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” Ef. 2:10
O papel da profissão em relação a ministério de Cristo são equipar e mobilizar novos patamares de propósito e significado. Vou dizer um pouco sobre o profissional de relações públicas num ministério de Cristo. Mas, antes de iniciar é preciso compreender sobre relações públicas, ministerial e a imagem a serem conceituadas.
1.1 - Relações Públicas


No dicionário de comunicação encontramos:
“Relações públicas: a atividade é o esforço deliberado, planificado e continuo para estabelecer e manter compreensão mutua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja diretamente ligada [...] tendo por fim o estudo ou aplicação de técnicas de política social destinada a intercomunicação dos indivíduos, instituições ou coletividades” [1]
Noutras palavras Relações Públicas é todo esforço que você faz no sentido de incentivar e ampliar o seu relacionamento com os seus clientes, amigos e conhecidos, ou seja tudo o que você faz para melhorar a sua própria imagem e o renome da sua organização comercial no sentido de conquistar mais fregueses pra os produtos e serviços que você oferece com objetivo de conquistar a boa vontade do público.
1.2 - Ministérios de Cristo


“Talvez você não saiba ainda qual é seu ministério. Talvez não saiba como ser um ministro. Mas se você segue a Cristo é um ministro. Deus criou você, uma nova pessoa em Cristo para satisfazer algumas necessidades ministeriais especifica”. [2]
Muitas vezes passa despercebida sem reconhecer a necessidade de se preparar para rico e vasto campo missionário Quando se torna uma nova criatura em Cristo Jesus à descoberta ao ministério mais apropriado passa para um processo que leva a tempo. Isso significa também fazer ajustes nos relacionamentos e na carreira. Entretanto, isso funciona apenas de modo diferente para cada pessoa, crescendo no relacionamento com Cristo, e essas distinções representam o nível mínimo de maturidade espiritual necessário para determinadas funções de responsabilidade.
1.3 - A imagem da ação cristã entre ministério e profissão


Diante disso devo apresentar sobre conceito de imagem para podemos aprofundar o assunto cita que:
“Imagem é o conceito ou conjunto de opiniões subjetivas de um individuo, do público ou de um grupo social, a respeito de uma organização, uma empresa, um produto, uma marca, uma instituição, uma personalidade. As imagens afetam atitudes e opiniões de um indivíduo, mas podem também ser influenciadas e modificadas”. [1]
É importante entender que, na imagem institucional, o público acaba sendo o agente
ativo e a instituição o agente passivo onde a imagem não pertence à instituição, mas sim ao público que detém essa imagem. As crenças, posições, sentimentos e impressões a respeito da organização, de seus serviços e produtos como também de suas personalidades são as causas da formação da imagem no público.
“A luz é importante porque ela torna possível que vejamos aquilo que ilumina. O sal é importante, por outro lado, não porque o percebemos e reconhecemos como sal; mas porque destaca o sabor daquilo que ele tempera. Tanto a luz como o sal passam mais despercebidos quando cumprem melhor suas funções. No entanto, quando não estão presentes, notamos sua ausência. O que isto nos diz sobre a presença cristã na sociedade.” [3]
As formas de ação cristã em favor dos necessitados são múltiplas, pois é uma ação voluntária motivada pela fé, esperança e amor. Apesar de enfrentar dificuldades com problemas sociais, econômicas e educacionais. Se reconquistar influência histórica dos cristãos em nossa sociedade tem como resgatar a contribuição dos cristãos para resolucionar, através da perspectiva de Deus sobre todas as profissões.
Vale ressaltar que cabe aplicar a imagem juntamente com ação cristã, não porque seja para exibir publicamente, mas para testemunhar verdadeiramente que somos de Cristo. No entanto profissionalmente falando que toda instituição tem como finalidade de manter relações mutuas com seus públicos, procurando construir e estabelecer a formação da opinião pública de uma “imagem institucional” positiva, ou seja, a percepção favorável que o público tem da informação institucional.
1.4 - Relações Públicas num ministério de Cristo


“Jesus tinha dois tipos de ministérios:
1- Ele tinha ministério público. Ele pregava para as multidões.
2- Ele tinha ministério privado. Foi seu ministério privado que causou maior impacto no mundo”. [4]
“O sucesso na comunicação está fundado nas pessoas, na comunicação interpessoal –
entre o supervisor e os funcionários, entre o funcionário e seus pares, entre o funcionário e os clientes...o antigo modelo autoritário de cima para baixo está desaparecendo. E as comunicações, agora, deixaram de ser um departamento e passou a ser uma prioridade.” [5]


Tendo como alvo essa visão mais ampla para ministério privado, o profissional de Relações Públicas estará sempre atento a forma de como eles se aproximará até estes privados, motivando-os, estimulando-os e facilitando a comunicação interna para que se possa conseguir um clima de entendimentos.
Há de ressaltar que o equilíbrio na comunicação é obtido através de estratégias minuciosas de fatores que engloba: técnica adequada, diagnóstico, planejamento e programação.
2 - Considerações Finais


A percepção de vida dentro da profissão no ministério de Cristo é inerente a todo ser humano. O ministério de Cristo é formado por pessoas, conseqüentemente anseia por comunicar-se principalmente no âmbito interno, o qual irá refletir este relacionamento comunicacional no âmbito externo.
Diante dos conhecimentos acadêmicos ressalta que toda organização deve construir e consolidar uma imagem positiva perante os seus públicos através da comunicação e da informação institucional. Contribuindo Relações Públicas cabe o ministério de Cristo conhecer primeiro a si próprio para depois se comunicar com seus públicos externos.
Mediante disso, se o ministério de Cristo estiver preocupado somente em divulgar o Evangelho e não aderir ferramentas de comunicação para público interno e externo que inclusive somente Relações Públicas têm conhecimento, dificilmente chegará cumprir a missão de Cristo.
Então, Relações públicas é a profissão mais gabaritada para desempenhar este papel de pesquisa a opinião pública, planejar programas de comunicação dentro da política administrativa, coordenar e supervisionar as tarefas relativas a anunciar o Evangelho de Cristo na comunicação interna e externa.
3 - Notas Bibliográficas


[1] RABAÇA, Carlos a & BARBOSA A, Gustavo. Dicionário de comunicação. São Paulo: ATICA, 1987.
[2] BUGBEE, Bruce & BISPO, Armando. Como descobrir seu ministério no corpo de Cristo – uma introdução ministerial. São Paulo: VIDA, 1997.
[3] PADILLA, C. René. O que é missão integral? Minas Gerais: Ultimato, 2009.
[4] AKINS, Thomas Wade. Evangelismos pioneiro. Rio de Janeiro: JMN, 1999.
[5] CORRADO, Frank M. A força da comunicação. São Paulo: MARRON BOOKS, 1994.


ass. Patrícia Farias




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