segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ser voluntário, já pensou nessa idéia???


Olá queridos leitores, eu estou iniciando um estudo sobre voluntário, uma idéia que nasceu no coração de Deus, ou seja a prova maior de amar o próximo, vou pesquisar não só na internet e pretendo pesquisa nas bibliotecas, eu confesso que as vezes bate uma preguiça quando o assunto é saí de casa e correr atrás das coisas que eu preciso. Sempre fui assim, quando me interesso no assunto eu corro atrás nem que seja está na parada de onibus em plena clima de chuva. Enfim, meu coração bate em uma determinada instituição, mas ainda não tenho muita certeza, eu preciso de muitas orações e conselhos pelos líderes espirituais....Eu vou orar neste momento em forma de digitação:"Senhor nosso Deus, tenha misericordia de mim e eu não sei por onde começar, eu quero fazer diferença, quero ser usada por ti, mas me ajude pelas minhas fraquezas das minhas condutas e comportamento, eu realmente não sei onde está meu limite Senhor!!!Tu me conheces bem meu jeito de ser, molda todo meu coração, todo meu ser e ter força para aguentar esse trabalho que eu acho realmente tem que ter pulso firme, se eu me fragilizar em qualquer tipo situação de cada pessoa, que eu seja firme e forte pra não ser fraca e desistir. Senhor tem certas situações que tenho sensibilidade e não há maldade quando vejo essa pessoa está sofrendo. Obrigada pelo Teu amor e me ajude ter meus olhos sempre olhando pra Ti, oh Senhor Jesus em qualquer circunstancia na minha vida. Obrigada pela Salvação, pelo Teu perdão.

Em nome de Jesus eu te agradeço

amém.

Patricia Farias


O que é voluntariado?
Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional. Quando nos referimos ao voluntário contemporâneo, engajado, participante e consciente, diferenciamos também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, requerem um determinado tipo de voluntário, e podem levá-lo inclusive a uma "profissionalização voluntária"; existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.


Ao analisar os motivos que mobilizam em direção ao trabalho voluntário, (descritos com maiores detalhes a seguir), descobrem-se, entre outros, dois componentes fundamentais: o de cunho pessoal, a doação de tempo e esforço como resposta a uma inquietação interior que é levada à prática, e o social, a tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar com a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.
Altruísmo e solidariedade são valores morais socialmente constituídos vistos como virtude do indivíduo. Do ponto de vista religioso acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, pressupõe-se que a prática de tais valores zelará pela manutenção da ordem social e pelo progresso do homem. A caridade (forte herança cultural e religiosa), reforçada pelo ideal, as crenças, os sistemas de valores, e o compromisso com determinadas causas são componentes vitais do engajamento.
Não se deve esquecer, contudo, o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.
fonte: "Trabalho Voluntário" - Mónica Corullón